Detox redes sociais
- Tatiana Onoa

- 21 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Eu me senti como se estivesse em um episódio de Black Mirror sem redes sociais por 2 meses, não sabia o que estava acontecendo ao meu redor, me sentia perdida porque tinha amigos que diziam... viram a nova atualização do Instagram... as novidades que saíam e as primeiras coisas eram vistas no Instagram, devo admitir que na primeira semana fiquei procurando o aplicativo do Instagram e como sabia que não tinha lá. Meu cérebro não entendia, percebi que essas são coisas que você faz involuntariamente, por exemplo você pega o celular e involuntariamente seu cérebro já sabe qual palavra procurar no celular e chega autonomamente nas redes sociais.
É uma loucura..
Depois disso, comecei a ter conversas. Não era mais só cada um com seu celular, mas meu celular agora estava guardado na bolsa, não estava mais visível. Consegui ter conversas de qualidade e intencionais, nas quais pude ouvir não apenas meus amigos, mas também minha família.
Consegui ouvir mais meus colegas de trabalho, consegui largar o hábito de ver as redes sociais durante o almoço e, mesmo não tendo ninguém para conversar, apreciei o momento observando o que estava ao meu redor.
Muitos amigos disseram que eu estava de volta às cavernas, mas nada disso me interessava porque eu estava tendo um tempo de qualidade comigo mesma, eu estava realmente me nutrindo, eu estava cuidando de meu SER.
Antes de todo esse tempo eu disse...
Trabalho em casa, mas não tenho tempo para fazer meu almoço. Posso dizer com sinceridade que poderia ter sido uma pessoa mais organizada se tivesse me distanciado um pouco das redes sociais.
O que você pode aprender em 2 meses sem mídias sociais?
1. Ter mais tempo para o que eu estava procrastinando meses atrás, por exemplo, aprender outro idioma, aproveitando as 5 ou 6 horas que eu costumava gastar nas redes sociais.
2. Cuidar da sua saúde física e mental e da sua espiritualidade fez a diferença para mim. Isso me fortaleceu mentalmente, me deu um significado valioso nos momentos de solidão, me deu tempo para conversar com Deus, li mais a Bíblia, aprendi a me preocupar mais com a minha vida e não com a vida dos outros.
3. Sirva aos outros. Por exemplo, no meu tempo livre fiz sucos para crianças que não têm comida, criei um site para ajudar pessoas que estão passando por momentos difíceis, entendi mais a palavra de Deus, fiz novas amizades, ajudei pessoas que nunca tinha conhecido na vida.
ENTÃO?
2 meses em que me sinto útil, me sinto livre, sinto que tenho tempo.
Você já fez isso?
Se você já fez isso, como se sentiu?
Algum conselho que você gostaria de compartilhar?
PRÓXIMOS PASSOS
Meu objetivo é aprender a usar as mídias sociais para realmente obter benefícios e não voltar a passar 7 horas assistindo vídeos.
O teste começa agora para mim, depois volto aqui e conto a vocês sobre minha experiência.
ATE ..
Tatiana onoa



Comentários